Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Nesta quinta-feira, representantes da Associação dos Proprietários de Transporte Escolar de Santa Maria (Aprotesm) e proprietários desses veículos vão realizar uma manifestação pedindo por mais fiscalização dos transportes clandestinos e mais segurança para os alunos que utilizam o transporte. A concentração está prevista para as 8h45min, na Gare.
FOTOS: dindinho do Noel está de volta nesta quarta em Santa Maria
De acordo com o secretário da Aprotesm, Fagner Thierry Carvalho, a manifestação foi organizada após muitas reclamações feitas à prefeitura, sem uma resposta efetiva. Ele conta que, todos os meses, a associação abre protocolos onde solicita que as fiscalizações sejam mais frequentes e rigorosas, mas que ainda existem muitas pessoas que prestam clandestinamente o serviço.
- Tem carro que carrega oito crianças e isso é muito perigoso. Às vezes, os pais nem sabem que isso está acontecendo, porque confiam em quem vai transportar os filhos. Todo mês a gente vai na prefeitura e pede fiscalização, mas o que ocorre é que são feitas fiscalizações em vans escolares, que a gente sabe que estão regularizadas. Os outros carros, que atuam clandestinamente, acabam não sendo pegos - comenta o secretário.
Além da reivindicação por mais fiscalização, também está na pauta do protesto o pedido por mais pinturas, sinalização e fiscalização para vagas destinadas ao transporte escolar, segurança na frente das escolas, autorização provisória para rodar enquanto a van estiver na oficina ou em processo de transferência, aumento de intervalo de quatro para seis meses a vistoria nos veículos, alterações específicas na legislação, entre outros.
O itinerário do protesto ainda será definido.